/ home / Eventos / Rails Rumble 2008 - Eu participei
Rails Rumble 2008 - Eu participei
EventosTempo de leitura: 3min28/10/2008
No final de semana retrasado eu tive a grande oportunidade de participar do Rails Rumble, que é um concurso mundial, onde os caboclos que se inscrevem tem que entregar um aplicativo criado em 48h. Meio louco mas é isso mesmo.
Canário belga. Um aplicativo em 48h? Difícil hein.
Um bocado sim. Mas esse é o objetivo. E a linguagem que todos tem que utilizar, obviamente, é Rails.
E parece meio impossível você criar uma aplicação em apenas 48h, mas isso é possível sim, mas com um planejamento bem estruturado e uma ótima equipe e dedicada. Pelo menos nesse segundo ponto nosso time conseguiu cumprir :)
Quem participou com você, Dulcetti?
Galera fingindo que estava trabalhando
Bom, a nossa equipe foi a January River, em homenagem a nossa cidade maravilhosa (deu pra perceber né?), e era composta pelos seguintes modafocas:
- Bruno Carvalho (Engenheiro de Software)
- Bruno Dulcetti (HTML/CSS Combo Hit Master e aspira em desenvolvimento Rails e arquitetura REST :P )
- Vinicius Pellegrino (Designer e Ilustrador.)
- Vitor Pellegrino (Engenheiro de Software)
Parece meio que uma gang, dois Brunos e dois Pellegrinos, mas foi mais ou menos isso mesmo :)
E o projeto tio, Dulça?
Entramos no embalo da Dieta Flash, que chegou a ser transmitida pelo Fantástico e tudo mais. Onde as pessoas tiram fotos do prato que comem e postam no flickr. Com isso, as pessoas olham, inclusive ela mesmo e vê o que comeu, melhorando sua alimentação.
Meio bizarro, eu sei, mas fazer o que. Dizem que funciona mesmo.
Estranho mesmo, Bruno
E aproveitamos essa idéia, que venho do modafoca Bruno Carvalho e criamos uma aplicação que não precisava mais depender do flickr. Você sobe sua foto e publica como se fosse um post de blog mesmo, ou como se fosse o flickr.
Legal hein, Dulça
Bastante, mas infelizmente não deu pra implementar nem 30%, 40% do que planejamos. E tudo isso por culpa da organização e planejamento, que é extremamente importante para qualquer tipo de projeto. O que põe mais ainda na minha cabeça que o Scrum é um modelo perfeito para tal. Por mais que não seja por post-it, mas de qualquer forma temos que ter histórias escritas, elaboradas e um cronograma por elementos e não blocos macros.
Mas isso é que é legal, pois aprendemos com nossos erros e tudo mais. A vida é assim e fico feliz por ter errado e aprendido com isso e meus camaradas também pensam assim. Os erros são para isso mesmo.
Mas não pensem que o projeto acabou...
Naturalmente que não acabou. Estamos melhorando, já metendo a mão no código e fazendo todas as features que planejamos e estamos provendo para o lançamento em breve. Os deixarei informado por aqui :D
E o resultado? Onde tá?
Está aqui meu nobre. Dá uma olhada. Estamos bem na colocação de design, onde o Vinicius mandou muito bem. Estávamos em quinto na última vez que vi e em trigésimo no ranking das aplicações, dentre mais de 200. Lembrando que nem entregamos 30%, 40% do que planejamos.
Finalizando
Fica a grande experiência de participar de um projeto foda, de uma pressão absurda. Com isso, eu descobri que consigo trabalhar tranquilamente sobre pressão e sem perder o ritmo, pois dormi na Globo.com às 5h e porrada e acordei 9h, frenético pra terminar o projeto e com gás e vontade de dar certo.
E foi assim com toda a equipe. E fica a lição pra mim e para todos, que planejamento é tudo. Meu camarada Walmar Andrade fala muito bem sobre isso. Vale a leitura.
E aguardem o projeto, pois em breve estará no ar ;) Aproveita e vota no Pic My Diet lá ;)