/ home / CSS / Mudanças nos estados do campos de texto

Mudanças nos estados do campos de texto

Falae, pessoal.

Estou aqui mais uma vez, agora pra mostrar uma técnica simples e muito interessante de ser utilizada em sites. Não chega a ser uma grande utilizadade, mas em relação a estilo, layout, dá um diferencial, um detalhe a mais pro seu site/blog.

Mostrarei aqui como mudar a aparência dos campos de textos ao estar digitando algum texto e ao sair do modo de edição. Existem vários sites, blogs que utilizam isso. A nova versão do meu blog também está com esse recurso.

Explicarei em três partes: HTML, CSS e JS. O código é bem curto, no exemplo online, está tudo incorporado no html, mas logicamente, que o melhor jeito é separando o css e o js do html, para ficarmos com tudo organizado e separado.

Código HTML

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.1//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml11/DTD/xhtml11.dtd">
<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">
  <head>
    <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />
    <title>Inputs</title>
  </head>
  <body>
    <form action="#" method="post">
      <fieldset>
        <legend>Teste</legend>
        <label for="nome">Nome:</label>
        <input
          type="text"
          name="nome"
          id="nome"
          class="textbox"
          onfocus="textOn(this.id)"
          onblur="textNormal(this.id)"
        />
        <label for="email">Email:</label>
        <input
          type="text"
          name="email"
          id="email"
          class="textbox"
          onfocus="textOn(this.id)"
          onblur="textNormal(this.id)"
        />
      </fieldset>
    </form>
  </body>
</html>

Nesta parte, falarei somente de algumas linhas, pois outras são extremamente básicas e não convém ficar ensinando HTML básico neste post.

Utilizei um form, pois é um formulário, dentro dele, coloquei um fieldset, que no doctype do xhtml 1.1 é obrigatório a sua utilização. Dentro do fieldset, coloquei um legend, que serve como legenda para o formulário específicado. Temos os labes e os inputs. Não coloquei nenhum botão pois não é importante neste caso, estou apenas querendo mostrar o truque com os campos de texto.

Primeiro vamos ver este exemplo online.

Nos labels, eu utilizei um atributo chamado for, que define, dentro de um formulário, o elemento que ele se refere. No caso atual, o label que contém o texto Nome, tem um for="nome" e o que contém o texto Email, tem um for="email". O atributo for, se refere ao elemento que conter o atributo id igual ao valor do seu valor.

Ex:

<label for="nome">Nome: <input type="text" name="nome" id="nome" /></label>

No caso citado, o valor do FOR é igual a "nome" e dentro do input, o valor do IDéigual a "nome", portanto o label se refere a este campo de texto.

Mas pra que que isso serve Bruno?

É bom pra arquitetura do site, identificação mais clara dos elementos. Um curiosidade também, que alguns não conhecem,éque ao clicar no label, o elemento com o mesmo valor de id que o valor do for, ficará selecionado, ou seja, comoéum campo de texto, esse campo ganhará foco. É só testar.

E o input? Tem uns códigos ali que nunca vi.

Ok, ok, vamos lá. Segue abaixo a listagem dos atributos que utilizei no input, para melhor compreensão:

type="text"

Tipo do input. Nem preciso explicar não é? Textéigual a campo de texto.

name="nome"

Nada de novidade. O name serve como nome do campo e funciona para o método utilizado no formulário e as linguagens server-side, para o envio dos dados.

id="nome"

O id serve para "linkar" o campo ao label referente à ele

class="textbox"

Classe textbox que iremos declarar no css, para estilizar o campo.

onfocus="textOn(this.id)"

O onfocus serve para vc definir uma ação, evento quando o foco estiver no elemento em que foi setado. No nosso caso, esse atributo chama a função textOn, que está declarada no js que irei comentar mais abaixo e passa como parâmetro, o próprio id.

onblur="textNormal(this.id)"

Mesma função do onfocus, mas só que ao invés de ser para quando estiver com o foco, serve para quando perder o foco, ou seja, o usuário não estiver digitando texto dentro do campo. E neste atributo, passamos a função textNormal e passamos o próprio id como parâmetro.

HTML Finalizado

Nada de surreal no HTML certo? Coisas básicas e simples que utilizei, tirando os atributos onblur e onfocus, que na verdade, também não tem nada demais.

Código CSS

Agora iremos pro código CSS, que também não tem nada de avançado, nada demais sendo usado, somente propriedades básicas e simples.

body {
  background-color: #f5f6f6;
  color: #666666;
  font: 75% 'Trebuchet MS';
}

fieldset {
  border: 1px solid #999999;
  padding: 5px;
  width: 350px;
}

legend {
  padding: 2px 4px;
  border: 1px solid #999999;
}
label {
  display: block;
  margin: 7px 0 0 7px;
  cursor: pointer;
  font-weight: bold;
}

.textbox,
.textboxOn {
  display: block;
  margin-left: 7px;
  border: 2px solid #999999;
  background-color: #efefef;
  color: #333333;
  padding: 2px 4px;
  font: 100% 'Trebuchet MS';
  width: 150px;
}

.textboxOn {
  border-color: #ff6600;
  background-color: #f5f6f6;
}

Explicarei cada classe e tag declarada no CSS. Não vou explicar cada linha, pois são coisas básicas. Darei uma passada somente no css, para vocês entenderem.

Mas antes, vejam este exemplo online.

Farei uma listagem aqui com as tags e classes:

  • body

No body, setei somente uma cor de fundo, cor do texto e tamanho e tipo da fonte

  • fieldset

No fieldset do fomulário, coloquei uma borda cinza sólida com 1px de espessura, um padding de 5px para todos os lados e setei 350px de largura.

  • legend

Para o legend, coloque um padding de 2px para o topo e a base e 4px para as laterais e coloquei uma borda cinza sólida com 1px de espessura

  • label

No label, coloquei um display: block, pra ter quebra de linha logo depois dele e pro input ficar abaixo, margem de 7px para o topo e a lateral esquerda, cursor pointer, queéu cursos da mãozinha/link, porque como ao clicar no label ele da foco para o campo de texto que ele estiver setado no for, entaum mostro isso pro usuário com o cursor e deixei o texto em negrito.

  • .textbox

Essa classe é a classe no estado normal do campo de texto, quando ele não está com foco. Coloquei um display: block também, para ele quebrar linha antes e depois dele, margem de 7px na lateral esquerda, borda cinza, sólida e com 2px de espessura, um cinza claro para a cor de fundo, um cinza escuro para a cor do texto, um padding de 2px para o topo e base e 4px para as laterais, tamanho e tipo da fonte e tamanho de 150px d largura pro campo de texto.

  • .textboxOn

    Vcs podem perceber que ele foi setado, juntamente, com a classe textbox, porque ela recebe praticamente todas as propriedades da classe textbox. E para não ficar repetindo tudo novamente, declaro somente o queénecessário, que nesse caso foi a cor da borda que ficou laranja e a cor de fundo que ficou um cinza mais claro.

CSS Finalizado

Podemos perceber que não utilizamos nada de muito especial correto? Declaramos mais tags do que classes. As únicas classes foram para os estados de "on" e "off" do campo de texto.

Código JS

Vamos pro javascript agora. Não estou usando nada demais também, nada avançado, nada com muita complexidade. Estou somente utilizando o getElementById.

<script type="text/javascript">
  function textOn(txt) {
    document.getElementById(txt).className = 'textboxOn&quot';
  }

  function textNormal(txt) {
    document.getElementById(txt).className = 'textbox';
  }
</script>

Neste exemplo temos duas funções: textOn e textNormal. Vimos as chamadas dessas funções no html, dentro dos inputs correto? Agora iremos ver o que elas fazem:

textOn(txt) e textNormal(txt)

Como podem perceber, essas funções enviam como parâmetro, o txt. Para quem não sabe, uma função passa os parâmetros que estão dentro dos parênteses. Ele pode ficar vazio também, mas ae você teria que setar dentro do javascript o elemento que sofreria a mudança.

document.getElementById(txt).className='textboxOn';

Nessa linha, eu pego do html o ID passado no parâmetro txt. Isso varia de acordo com a chamada da função. No nosso formulário, temos duas chamadas nessa função, dentro do onfocus nos inputs. Vamos vê-los novamente?

  • id="nome" class="textbox" onfocus="textOn(this.id)"

Setamos o ID como "nome" e dentro da chamada, setamos o ID dele próprio. O this significa que ele chama a si mesmo o .id significa "meu ID".

  • id="email" class="textbox" onfocus="textOn(this.id)"

Setamos o ID como "email" e dentro da chamada, setamos o ID dele próprio. O this significa que ele chama a si mesmo o .id significa "meu ID".

Vamos pegar o primeiro caso, o "nome". Irei mostrar abaixo o código javascript e o próprio "traduzido":

Normal

function textOn(**txt**) {
  document.getElementById(txt).className='textboxOn';
}

"Tradução"

function textOn(nome) {
  document.getElementById(nome).className = 'textboxOn';
}

Prestaram atenção na parte em negrito? É bem fácil essa passagem de parâmetro, nada complexo, tudo bastante fácil.

Boa Bruno... E esse .className?

Essaéa parte mais fácil. O nome já diz tudo. Entre as aspas duplas, vc seta o nome da classe que vc quer que o elemento obtenha no evento.

Tah pronto?

Sim está. Veja como ficou.

Legal né? Com isso, vc pode fazer outras várias coisas. É só explorar, estudar e meter a cara... ;)

Bom, espero que tenham gostado. Foi um efeito bem simples, mas que pode ser útil para alguns. Qualquer dúvida, sugestão, crítica, é só comentar...

Aquele abraço.

Gostou? Compartilhe esse artigo ;)

Próximo post:Atalhos e Dicas pro DesenvolvimentoPost anterior:Lançado oficialmente o iMasters Intercon 2006

Comentários